Como saber quando o sol vai bater na janela?

Estou pesquisando terrenos para construir, a primeira coisa que o corretor fala é sobre a posição do terreno, se são nascentes ou poentes. Considerando essa informação, é importante perceber que a trajetória do sol muda ao longo das estações. Não adianta visistar um terreno em Janeiro, observar a incidência do sol e achar que será daquela forma o ano inteiro.

Para saber mais detalhes sobre a posição que o sol irá bater no seu imóvel, casa ou apartamento, ao longo do ano, basta acessar esse site:

http://andrewmarsh.com/apps/staging/sunpath3d.html

Carta solar

Sistema solar para Carta Solar

No caso de João Pessoa, que é uma cidade com temperaturas mais elevadas, geralmente as pessaos tentam evitar o sol. Com essa informação é possível identificar as janelas que vão receber sol e evitar a sua incidência usando Beiral no telhado ou adicionando varandas. Já em cidades mais frias, essas informação pode ser útil para diminuir os gastos com o sistema de aquecimento interno do imóvel, pois o sol será bem-vindo.

Para quem tiver mais curiosidade sobre o assunto, o cálculo dessa incidência do sol na terra é feito através de uma Carta Solar. Ela varia de acordo com a latitude do imóvel na terra.


Carta solar - círculo com várias linhas indicando a posição do sol ao longo do ano

Carta Solar. Fonte: Aula Conforto Ambiental

A utilização da carta solar pode ser feita para cada parede/janela da casa, onde é possível perceber a trajetória do sol em cada época do ano. Veja no exemplo abaixo a carta solar aplicada a uma parede do imóvel.


Carta solar aplicada a uma parede do imóvel
 Carta solar aplicada a uma parede do imóvel. Fonte: Folha Zero


Bom, espero que esse texto tenha lhe ajudado a analisar melhor os terrenos, casas ou apartamentos que você for adquirir. É sempre bom ter um pouco de conhecimento técnico, para depois não se arrepender.





0 Comentários